Área de Atuação

CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO - MAXILO - FACIAL
CIRURGIA OTOGNÁTICA

A Cirurgia Ortognática é o procedimento realizado por Cirurgiões
Buco-Maxilo-Faciais para o tratamento das alterações do crescimento dos ossos maxilares como micro e macrognatias, sorrisos gengivais e também da apneia obstrutiva do sono! Para o diagnóstico e tratamento das alterações do crescimento dos ossos maxilares, procure um Cirurgião Buco-Maxilo-Facial e faça uma consulta.


ARTROCENTESE DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

Remoção de aderências por artrocentese e lavagem 
com medicamentos é um procedimento minimamente invasivo usado para diminuir dores na articulação e aumentar a amplitude de movimentos. Líquido estéril é introduzido por duas entradas na articulação para eliminar líquido estagnado e estender gentilmente a articulação. Este processo reverte pressões negativas que interferem na mobilidade do disco da articulação assim como mediadores químicos que causam dores e inflamações. No final do procedimento, medicamentos que lubrificam ou ajudam a reduzir inflamação poderão ser colocados nas ATMs. Artrocentese poderá ser realizada no consultório do Cirurgião Bucomaxilofacial ou num centro cirúrgico ambulatorial com anestesia local, sedação IV ou anestesia geral.





TRAUMATOLOGIA BUCO - MAXILO - FACIAL

   A traumatologia Buco-Maxilo-Facial é uma área de atuação do Cirurgião-dentista bucomaxilo e consiste no tratamento das fraturas dos ossos da face. Acidentes de trânsito, violência interpessoal, acidentes esportivos, são situações que podem causar fraturas da mandíbula, maxila, osso zigomático, ossos nasais. Compete ao cirurgião bucomaxilofacial tratar este tipo de traumatismo. 
   O tratamento das fraturas da face, de maneira geral, é realizado em ambiente hospitalar e sob anestesia geral, no entanto, o tratamento sob anestesia local pode ser adequado para casos específicos.
  A fixação dos ossos fraturados é feita utilizando miniplacas e parafusos de titânio (material biocompatível). 
   As fraturas faciais devem ser tratadas o quanto antes possível, uma vez que a alteração do posicionamento dos ossos da face pode acarretar em alteração da função mastigatória, respiratório e ocular.

"Procure um Cirurgião Bucomaxilofacial para o tratamento das fraturas da face".
      

Caso clínico - Fratura orbitária em paciente pediátrico


O caso acima está publicado na Revista de Odontologia da Unesp e foi executado pelo Dr. Maiolino como parte das atividades do Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Universidade Federal de Uberlândia.

IMPLANTODONTIA


IMPLANTES DENTÁRIOS

  A reabilitação oral utizando implantes dentários tornou-se uma das principais alternativas no tratamento da perda do elemento dentário. A ausência dentária pode ser causada por traumatismos, cárie ou doenças gengivais. A instalação de implantes substitui a raiz do dente perdido, oferecendo condições para que uma prótese seja confeccionada sobre este implante. 
   O planejamento para a instalação de implantes deve ser realizado por um cirurgião dentista que tenha formação e treinamento adequando para atuar nesta área. 


CASO CLÍNICO

Paciente apresentou fratura da raiz do dente incisivo central esquerdo devido a presença de um pino intrarradicular. Para o tratamento, realizou-se extração do dente fraturado de maneira minimamente traumática e instalação de um implante Drive CM - Neodent. Em seguida, foi confeccionada uma prótese provisória sobre o implante devolvendo estética e função ao paciente.

"É importante ressaltar que cada caso clínico requer uma avaliação específica para que o planejamento individual seja realizado".



Cirurgia realizado pelo Dr. Maiolino e prótese pelo Dr. Paulo Simamoto, como parte das atividades realizadas pelo Programa de Pós-Graduação em Mestrado da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia - FOUFU.

Maiolino Thomaz é mestre em implantodontia e doutorando em CTBMF pela Faculdade de Odontologia da UFU,  onde é orientado pelo Prof. Dr. Darceny Zanetta-Barbosa.





Nenhum comentário: